Tem o objetivo de atribuir ações de educação em saúde e mobilização social voltada ao controle do mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor da Dengue e da Chikungunya, a secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alegre, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou a formação do Comitê Gestor Todos Contra o Mosquito.

Entre as definições estabelecidas, estão em informar a população sobre as formas de como evitar a proliferação do vetor, divulgar sistematicamente dados referentes a casos de Dengue, os índices de infestação do mosquito transmissor pelos bairros, escolas, Unidades de Saúde, e também, uma mobilização social da população sobre a doença e formas de como eliminar os criadouros do mosquito, tal como, alertar aos moradores a importância das ações.

Novos encontros serão realizados para colocar ideias em pratica e fortalecer ainda mais o plano de trabalho. "O Comitê" tem uma equipe bem constituída e com boas intenções. Já firmamos algumas parcerias e outras reuniões com outras secretarias e instituições vão ocorrer em breve para trabalharmos em sincronia. A primeira ação realizada foi o "Mutirão da Limpeza" ocorrido no dia 06/10/2017 com parceira do Departamento Municipal de Obras.