A PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM ALEGRE, juntamente com a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, estabeleceu um compromisso de ampla campanha informativa por meios de comunicação para esclarecer sobre os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de VARGEM ALEGRE.

Com a finalidade além de interagir as ações dos serviços públicos de saúde, pretendemos reforçar a importância da atenção básica no atendimento da maior parte dos usuários do SUS. Promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacta na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato direto dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. A acessibilidade ao serviço é favorável, próxima aos usuários, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. A assistência à saúde no município de Vargem Alegre é ofertado entre 7h às 22h por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnico e auxiliares de enfermagem, bem como a equipe da ESF – Estratégia de Saúde da Família das 7h às 17h; entre 22h e 7h, a unidade está acessível com motoristas e vigia orientados a direcionar o paciente para uma unidade hospitalar de referência. Os usuários têm disponíveis atendimentos básicos e especializados gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem, Odontologia, Pediatria, Ginecologia, Geriatria, Psiquiatria.

Os principais serviços oferecidos são: Acolhimento e orientação; consultas médicas; inalações; administração de medicamentos, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, a saber: ESFs I, II e III; Saúde Bucal I e II; UBS (serviço de urgência e emergência e especialidades). Hoje o Município de Vargem Alegre conta com NASF- (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), composta por médico, Fisioterapeuta, Farmacêutica e Educador Social.

Campanhas realizadas em 2017:

• Campanha de Vacinação Emergencial
  • Vacinação Contra Febre Amarela