Imprimir

A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus são doenças crônicas, apontadas como os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que por sua vez constituem a principal causa de morbimortalidade a nível mundial.

Evidências indicam aumento das doenças crônicas em função do crescimento dos quatro principais fatores de risco (tabaco, inatividade física, uso prejudicial do álcool e dietas não saudáveis). Assim, a intervenção nos fatores de risco, resultaria em redução do número de mortes em todo o mundo.

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

No dia 03 de dezembro de 2019, a equipe do Nasf juntamente com o ESF 1 fez mais uma reunião do Hiperdia, onde a nutricionista do Nasf Allehilla Alves proferiu uma palestra sobre Saúde e Nutrição para o tratamento e prevenção de doenças crônicas, através da alimentação saudável. Houve aferição de pressão, troca de receitas e solicitação de exames de sangue para os pacientes que necessitavam de uma melhor avaliação.

 

VARGEM ALEGRE

DE VOLTA AO PROGRESSO!